VI Simpósio sobre Mineração e Metalurgia Históricas no Sudoeste Europeu
18, 19 e 20 de Junho de 2010
Casa de Artes e Cultura do Tejo
Vila Velha De Ródão
Os participantes no VI Simpósio sobre Mineração e Metalurgia Históricas no Sudoeste Europeu tomaram conhecimento das várias iniciativas desenvolvidas pela Junta de Freguesia da Aldeia de São Francisco de Assis com vista à recuperação e preservação da memória das Minas da Panasqueira.
Em 1993, aquando do encerramento da mina, assistiu-se à venda de todo o seu património a nível de equipamento mineiro, fruto da total inoperância das entidades que poderiam ter travado aquele processo.
Algum do equipamento que hoje se encontra exposto na Junta de Freguesia foi por esta adquirido nos sucateiros.
Há oito anos que a Junta de Freguesia vem lutando junto da empresa concessionária da mina - Beralt Tin – no sentido de disponibilizar cerca de dois kms de galerias desactivadas para que juntamente com esta autarquia se inicie a criação de um museu mineiro, que seja um museu vivo, que atraia visitantes e satisfaça a curiosidade dos que hoje a procuram em grande número e o desejo de experienciar uma descida à mina, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, a nível local e regional.
São constantes os entraves e a falta de sensibilidade e de visão estratégica das entidades que podem viabilizar este projecto.
No entanto, existe actualmente algum optimismo e esperança de que a actual Administração e Direcção da Beralt Tin seja mais receptiva a este projecto.
Pretende-se que esta mina continue em laboração muitos mais anos, pois constitui um meio de subsistência importante para toda esta região sendo, por conseguinte, indispensável precaver atempadamente o futuro da população local e da economia regional.
Contudo, se nada for feito, no dia em que a mina encerrar, a herança que a Beralt Tin deixa vai ser pesada, nomeadamente pelas autênticas montanhas de escombreiras, que escondem barragens com milhões de toneladas de lamas.
Quem vai assumir esta herança?
A desertificação de toda aquela zona é mais que certa e, por essa razão, está no centro das preocupações da autarquia.
É preciso o apoio de todas as entidades com competência nesta matéria e, especialmente, da concessionária da mina, para que não se instale na região uma situação de depressão económica e social.
Em face do exposto, os participantes e as entidades organizadoras do VI Simpósio sobre Mineração e Metalurgia Históricas no Sudoeste Europeu aprovam uma recomendação para que sejam desenvolvidos todos os esforços no sentido da preservação da memória mineira, importante para a região, mas também para o país e o mundo, dado o reconhecimento das Minas da Panasqueira a nível mundial.
Desta posição deve ser dado conhecimento a todas as entidades competentes e à comunicação social.
Vila Velha de Ródão, 20 de Junho de 2010