A freguesia de São Jorge da Beira (Cebola) situa-se no extremo sudoeste do Concelho, a 50 Km da sede Covilhã, espraiando-se na vertente da serra do Picoto de Cebola

Desconhecemos as origens de São Jorge da Beira. No entanto, pensa-se ser uma povoação antiga. Uma terra de pastores, carvoeiros, ferreiros. Terá servido de entreposto comercial de 2º categoria às rotas comerciais que pela Serra de Cebola passavam (Rota da Lã, Rota do Sal, Carvão – Estradas Romanas…).
O topónimo cebola é referido num documento do século XIII, mais precisamente no ano de 1245, que “dicta hordem outra doação de huma povaçam em termo de Covylhãa que se chama cassegas.” Nesta doação à Ordem do Templo e em referência ao seu limite geográfico é escrito: “(…) inde sicut dividit cum aerada et etiam sicut tendit ad serram de zebola usque ad sumum.(…)”

Segundo reza a histórias e às histórias que os antigos contavam, os primeiros habitantes de Cebola, terão sido, Mouros, Árabes, Jesuítas, etc .
Pessoas refugiadas que se instalaram naquele lugar.
Os primeiros habitantes, por famílias, a habitar em Cebola, foram:
1º Os Pereira - ex Judeus
2º Os Alves - ex Mouros
3º Os Batista - ex Mercadores
4º Os Matias - ex Pastores e Agricultores
5º Os Mendes, Campos, Covita, Rodrigues e Pereira - ex Carvoeiros e Negociantes de gado
6º Os Gregório - ex Serralheiros e Ferradores
7º Os Pacheco e os Nunes - ex Barbeiros, Enfermeiros, Dentistas, Sapateiros e Tecelões.

Freguesia constituída por 5 aglomerados populacionais

São Jorge da Beira, a sede da freguesia.
Vale da Cerdeira a sete (7) Km da sede.
Casal de Santa Teresinha, a dez (10) Km da sede.
Cambões, a Cinco (5) Km da sede
Panasqueira, a três (3) Km

Juntas de Freguesia - Desenvolvimento da Freguesia ao longo dos anos

1840 - Recenseamento de eleitores com a tríplice capacidade eleitoral nas 23 freguesias do concelho e reportado a 1840 (a)
 

(...) Cebola(casegas) 1-27; 2-1;3-0 (b)

1856 - Contigentação Militar por Freguesia:(a)

(...) Cebola - Nº de Recrºs - 25

1872 - Prior de São Jorge de Cebola: Reverendo Manuel Duarte Padez, representou a freguesia na reunião Camarária de 10 de Junho de 1872

Guardas Rurais: Manuel Giraldes Tecelão; João da Benta; Manuel Bernardino e Joaquim da Fonte. Aprovados em reunião camarária de 18 de Julho de 1872

1873- Regedor - António Baptista Júnior

Ribeiro do Souto
Ribeiro que é resultante da junção de duas linhas de água.Uma que nasce no lugar de Corte de Vale. Outra nasce no Vale de Souto. No sítio da fassoute (arrechão) assume o nome de Ribeiro do Souto (rbessout), que no seu percurso é alimentado por diversos ribeiritos. O primeiro, que nasce no Monte Carvalheiro e que se junta no sítio da Fraguita, O Segundo que nasce também no referido monte e que se junta, ao Ribeiro, no sítio da Pereira.